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Hoje, para educar bem, não basta o bom senso nem a experiência de ser pais, mas é necessário valer-se de leituras seguras sobre como orientar os filhos.

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Pedagogia do Comportamento

Hoje, para educar bem, não basta o bom senso nem a experiência de ser pais, mas é necessário valer-se de leituras seguras sobre como orientar os filhos. 

MEDIDAS CORRETIVAS OU DISCIPLINARES

A sabedoria de dizer não às crianças

Saber dizer não à criança é uma atitude que os pais devem enfrentar para ajudá-la a fortalecer o caráter ao ter autocontrole, capacidade de dominar os sentimentos quando algo não ocorre como desejado, ter paciência para esperar…

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MATURIDADE PSICOLÓGICA

A harmonia da personalidade

1 – Extensão do sentido de si mesmo.
2 – Relação emocional com outras pessoas.
3 – Segurança emocional.
4 – Percepção realista dos fatos.
5 – Autoconhecimento e senso de humor.
6 – Filosofia unificadora da vida.

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HÁBITO DE LEITURA

Faça-os ler! Para não criar cretinos digitais

Em sua obra “A fábrica de cretinos digitais”, Michel Desmurget traz muitas pesquisas sobre o perigo das telas para as nossas crianças. Em seu livro seguinte, “Faça-os ler! Para não criar cretinos digitais”, o autor apresenta soluções para afastar o público infantil da chupeta eletrônica, sendo uma delas a leitura compartilhada, que ocorre quando os pais, irmãos ou avós leem para os pequenos.

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EDUCAR EM VALORES

A alegria de servir aos demais

Não nascemos para viver isolados e preocupados apenas com o nosso umbigo. Ao lavar os pés dos apóstolos, Cristo nos ensinou a servir aos demais. Muitas vezes procuramos a felicidade buscando ser servidos pelos outros, mas ninguém pode ser feliz sendo egoísta.

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EDUCAR OS AFETOS

Educar primeiro os afetos da criança

1 – Buscar a normalidade sentimental dos filhos.
2 – Iniciar a educação pelos hábitos de temperança e de fortaleza.
3 – O desequilíbrio afetivo conduz a comportamentos problemáticos.
4 – Os pais devem ser educados para educar bem.

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EDUCAR A VONTADE

Desejar o desejável

Platão disse que o objetivo da educação é ensinar a desejar o desejável. E o que é desejável senão a verdade que esclarece a inteligência, o bem como objeto da vontade e o belo que inclina os sentimentos à contemplação? Aumentar em nós o desejo de desejar o desejável é o primeiro caminho para ir em busca das respostas aos interrogantes necessários à verdadeira felicidade.

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EDUCAR A INTELIGÊNCIA

Apaixonados pela irrelevância

Conhecer, diferente de pensar, pode se configurar na acumulação de ideias, imagens e informações. Já o pensar exige ir ao fundo das questões, distinguir entre o bom e o ruim, o verdadeiro e o falso, e a manter um diálogo interior que conduz à reflexão crítica.

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ADOLESCENTES

A falta de esforço em jovens

Quem convive com adolescentes e jovens em escolas ou outras instituições, constata em muitos deles um défice de força não só como falta de vontade, mas de pouca resiliência que se manifesta em fragilidades em vários campos, atraso da maturidade, baixa autoestima…

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CARÁTER E TEMPERAMENTO

Conhecer-se para se construir

1 – Não nascemos prontos.
2 – Ser artífice da própria vida.
3 – Buscar os aspectos a polir.
4 – Acender uma luz dentro de si.
5 – Iniciar com propósitos simples.

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